domingo, 19 de fevereiro de 2012

A SOBREVIVÊNCIA XAMÂNICA

                                                         


                                     
       O Shaman é uma figuras das mais antiga e uma das mais  marcantes na história da evolução humana. O xamanismo é a fonte de tanto magia como religião, e como Mircea Eliade expõe, é "uma técnica arcaica de êxtase". Seus elementos estruturais pode ser rastreada bem como de volta para o Paleolítico Superior, e esses elementos são essencialmente semelhantes em todas as culturas diferentes, em quadros de tempo diferentes. Mesmo que os detalhes da superfície do visão xamânica  de mundo tende a ser diferente mesmo dentro culturas peculiares, os princípios fundamentais permanecem semelhantes, fornecendo algum requisito elementar da psique humana que se manteve constante ao longo de um período de centenas de milhares de anos.
       Xamanismo mostra uma sobrevivência notável, e existem muitos exemplos de xamãs co-existentes com outros sistemas religiosos ou mágicos em hoje em dia. A maioria dos curandeiros do mundo são os xamãs, por exemplo. Medida que as sociedades evoluem para formas mais complexas do que a do caçador-coletor, os papéis que os satisfaz xamã é tomada por outros. Do xamanismo surgiu teatro, religião, magia, arte, dança, música e talvez até mesmo escrever e linguagem. Traços do xamanismo permanece, nos costumes, folclore e mito - deferência para aqueles que podem manipular as forças ocultas do mundo como trapaceiros e curandeiros. Os ocidentais estão cada vez mais voltando-se para o xamanismo em uma busca para revitalizar e reintegrar-se em uma visão de mundo que está além do que o oferecido por nossa cultura.



       Até recentemente, o interesse em xamanismo foi limitada aos pesquisando em etnologia e antropologia, e psicanalistas, como Carl Gustav Jung. Agora parece que o xamanismo é subitamente muito popular. Os gerentes de negócios são enviados para cursos de fim de semana, enquanto a sabedoria acumulada de muitos povos tribais está sendo avidamente devorado por pessoas que estão ansiosas para entrar em contato com a sabedoria antiga e um ter um sentimento de pertença. Escritores como Carlos Castañeda e Lynn Andrews fizeram xamanismo acessível e popular.

As origens do xamanismo
As raízes do xamanismo estão perdidas na antiguidade. No entanto, sabemos, que, dadas as semelhanças entre as práticas xamânicas no novo mundo e da Europa, que os elementos fundamentais de xamanismo foram estabelecidos como o primeiro Paleo-americanos começaram a se mover através do estreito de Bering que ligava a Sibéria ao Alasca. Esta ponte desapareceram cerca de 12.000 anos atrás, como as geleiras do Ártico derreteu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário